Introdução ao WordPress.Org - instalação e primeiros passos


Bom dia a todos. Estou começando hoje a coluna de WordPress.Org, aqui no Cat Geek. Neste primeiro artigo, vamos ver um pouco sobre a instalação e os primeiros passos com o wordpress.

O wordpress.org é um CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), uma plataforma semântica, criada para desenvolvimento de blogs e sites, com foco nos Padrões Web e na usabilidade.

Com este poderoso, você pode ter um blog pessoal, um site de e-commerce, um portal de notícias, site de portfólio e até uma rede social. Tudo isso é possível graças ao grande número de desenvolvedores que criam todos os dias novos templates e pluglins, melhorando cada vez mais a plataforma.

Para instalar o WordPress em seu Micro, você precisa de um servidor local que rode PHP, linguagem sobre a qual foi desenvolvido o CMS. Se você não entendeu nada disso, fique tranquilo. Passarei aqui os passos para instalar o Wordpress junto com o Easy PHP, e não demorará mais que 10 minutos para você iniciar o uso da plataforma.

Vá ao site de download do Easy PHP neste link. Depois de baixado o arquivo, clique sobre ele e deixe instalar. Assim que tiver o programa instalado, abra o Easy PHP. Um ícone aparecerá do lado direito da sua barra de tarefas, mostrando que o servidor está ligado.

Agora, vamos criar o banco de dados para a instalação do WordPress. Clique com o botão direito sobre o ícone do Easy PHP e vá em Administration. Uma nova janela irá se abrir no seu navegador padrão. Ache o link que diz PHP MyAdmin e clique sobre ele. Clique em banco de dados, no campo 'Criar novo Banco de Dados' você digita 'WordPress" e clica em criar. Pronto, a instalação do banco de dados está pronta.

Agora vamos instalar o WordPress. Até agora, a ultima versão traduzida para português é a 3.3.2. Você pode baixa-la neste link. Depois de baixá-la, descompacte o arquivo. Copie a pasta, nomei-a como WordPRess e cole  no seguinte caminho: Arquivos de Programas/EasyPHP/www.

Abra a pasta que você copieou para o www, e ache o arquivo wp-config-sample, e abra-o com o bloco de notas. Locali-ze o seguinte trecho:

define('DB_NAME', 'nomedoDB');
define('DB_USER', 'usuarioMySql');
define('DB_PASSWORD', 'senha');
define('DB_HOST', 'localhost');

Substitua por:

/** O nome do banco de dados que você escolheou: WordPress */define('DB_NAME', 'WordPress');
/** Usuário do banco de dados MySQL: por padrão de uma instalação local - root */define('DB_USER', 'root');
/** Senha do banco de dados MySQL: deixe em branco */define('DB_PASSWORD', '');
/** nome do host do MySQL: por padrão - localhost */define('DB_HOST', 'localhost');

Salve o arquivo como wp-config.php. Agora clique novamente no ícone do Easy PHP, em adminstration. Você verá que a pasta WordPress apareceu na página. Clique sobre ela. Abrirá uma página do wordpress onde você deve preecher o Título do blog, seu nome de usuário, sua senha e seu endereço de email. Clique em instalar WordPress e pronto, seu blog está instalado.



A tela que se abrirá é só para informar que seu usuário e senha são as que você definiu, pode fazer login no wordpress.

Toda a vez que você acessar seu blog, acesse pela pagina administration do Easy PHP, clicando em na pasta WordPress, ou acesse a url http://seuip/wordpress/.

Agora que você instalou o wordpress, ele está com o tema padrão Tweenty Eleven instalado. Um tema é o modelo de blog ou site que você irá utilizar. Existem vários temas wordpress, também chamados de templates ou themes. Você encontrará bons temas, analisados por profissionais de wordpress, no Quero Criar um Blog, ou no Quali Theme.

Por padrão, o Wordpress vem com um exemplo de página e um exemple de post para você ver como é. Par criar um novo Post, vá em Novo Post, na barra superior. Crie um titulo para seu artigo e escrevá o que quiser. Você pode adicionar imagens no icone que fica na sua lateral direita, no icone 'Configurar imagem destacada'. Você pode escolher imagens do seu computador ou de um url.

Para colocar videos, acesse o youtube ou vimeo, clique com o botão direito sobre o video e escolha a opção 'copiar código de incorporação'. No editor do post, escolha a opção HTML, escolha onde quer colocar o video e de CTRL + V, ou botão direito - colar.

Para não deixar o artigo mais longo e não deixar na mão quem está começando com o wordpress, neste link tem um guia completo do painel do wordpress, um dos melhores que já encontrei, postado pelo Djamla Toledo do blog Contagia.com.

Pessoal hoje fico por aqui, e agradeço mais uma vez à equipe do Cat Geek pela oportunidade. Abraços e até a próxima.

Gostou do artigo? Pretendia usar o WorPress, ou está inciando? Comente sua experiência abaixo.
Share this article :
 

Postar um comentário