Então partindo do princípio que sabemos o que Nerd significa, seria Geeko antônimo desse adjetivo? Não necessariamente. Nessa busca por explicações que nem sempre estão nos dicionários tradicionais, acabei me deparando com uma definição muito boa de um site chamado "Zoom Digital". Lembrando que essa minha busca começou quando, carinhosamente, fui chamado de "Geek" na internet, vamos em busca do conhecimento moderno. Você concorda que sou um Geek? Vamos então para para o Wikipedia:
Nerd - O termo descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares.
Seguindo o raciocínio e texto do site onde encontrei essa melhor definição, pelo que se pode perceber, Nerd são aqueles que ficam horas assistindo filmes, como Star Wars, séries como Lost, é o "zuado" pela turma do colégio, por suas notas invejáveis. É aquele que prefere ficar na frente do computador por horas ao invés até de sair de casa com os amigos. Já osGeeks são aqueles mais “descolados” que gostam de estar nas redes sociais comentando os últimos lançamentos de gadgets, atualizando “toda hora” o perfil no Facebook, Twitter. É aquele o que assina dezenas de Newsletter e Feeds. É o indivíduo - como eu? - que tem medo de fazer Root no seu Android ou Jailbreak no seu iPhone - sim, eu tenho! -mas que vive com vontade de ter seu telefone 100% liberado!
Que minha postagem de hoje não sirva de motivo de Bullying, ok? Mas entre Geeks e Nerds há algo em comum: ambos amam a tecnologia. Gente que não vive sem um sinal wireless, seja no IPhone, seja noNotebook, no IPad ou em todos eles ao mesmo tempo, como alguns malucos, como eu, fazemos.
Como o assunto nomofobia - que é a fobia de simplesmente pensar em ficar sem celular com internet - já foi discutido aqui, me lembrei da agonia que é ficar horas à fio dentro de um avião, por exemplo, sem poder navegar. Talvez isso também defina o que é ser um Geek. Nesse caso só mesmo muita terapia e bom humor nas alturas. Uma especialidade que faz parte do serviço de bordo desse vôo da Webjet onde, sem celular ligado, tive que ocupar a cabeça com outro ofício: de jornalista passei paracomissário de bordo por um dia. Um comissário Geek talvez...
Fonte: Blog Fábio Ramalho.
E você, se considera Geek Ou Nerd?
Postar um comentário